Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Dilma exige que Ministros enquadrem bancadas para barrar Impeachment

Planalto reage ao movimento do presidente da Câmara, que anuncia disposição de analisar pedidos de impedimento na Casa; senador Aécio Neves (PSDB), líder da oposição, afirma que partido utilizará inserções na TV para dar apoio formal a protesto marcado.

Publicado por Ylena Luna
há 9 anos

A presidente Dilma Rousseff cobrou nesta segunda-feira, 27, de 12 ministros que mobilizem as bancadas de seus partidos para impedir que propostas pedindo o seu afastamento do cargo contaminem a pauta do Congresso a partir da próxima semana, quando terminar o recesso parlamentar. Com receio de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), admita a tramitação dos pedidos de impeachment antes mesmo dos protestos marcados para 16 de agosto, o governo iniciou uma estratégia para pôr um freio de arrumação na base aliada.

Em reunião com o vice-presidente Michel Temer e os ministros, na tarde de ontem, Dilma pediu ajuda para garantir apoio político no Congresso e evitar as manobras de Cunha, que rompeu com o governo após o lobista Júlio Camargo, delator da Operação Lava Jato, acusá-lo de receber US$ 5 milhões em propina. Dilma disse no encontro que o caso de corrupção na Petrobrás, revelado pela Lava Jato, provocou instabilidade política e econômica. Segundo dois ministros ouvidos pelo Estado, a presidente observou que, por causa da sucessão de escândalos, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu um ponto.

A preocupação de Dilma é com o agravamento da crise em agosto, quando o Congresso retoma suas atividades, e com os protestos de rua pelo impeachment convocados em todo o País que ontem ganharam o apoio formal do PSDB, principal partido de oposição. Segundo o senador Aécio Neves (PSDB-MG), os tucanos vão utilizar inserções partidárias de TV na próxima semana para estimular a participação popular nos atos pró-impeachment.

Ao falar sobre os planos do governo para superar dificuldades, Dilma reforçou o pedido para que ministros conversem com deputados e senadores dos partidos aliados com o objetivo de impedir, também, a votação da chamada “pauta-bomba”, que aumenta as despesas e coloca sob risco o ajuste fiscal. Ela chegou a citar o projeto que foi obrigada a vetar, aumentado os salários do Judiciário em até 78,5%.

Na quinta-feira, Dilma vai se reunir com 27 governadores, em mais uma tentativa de obter sustentação política. “Se esperar só da União, não há solução. Eu acho que os governadores serão bons articuladores, especialmente em benefício dos Estados”, comentou Temer, após a reunião de ontem. “Quando se tem aumento de despesas na área federal, isso repercute em cascata nos Estados. De modo que eles serão bons aliados.

Novo tom. Dez dias depois de romper formalmente com o governo, Cunha disse ontem, durante um almoço com empresários em São Paulo, que vai tratar “de forma técnica e jurídica” os pedidos de impeachment que foram protocolados na Câmara e que, nos casos em que houver fundamento, os pareceres serão acolhidos.

O discurso do peemedebista aos empresários reunidos pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) marca uma mudança de tom em relação às suas intervenções sobre o tema. Durante um evento organizado pelo mesmo grupo em abril, na Bahia, Cunha rechaçou prontamente a ideia de acolher os pedidos de impeachment contra a presidente.

Naquela ocasião, o PSDB ensaiava apresentar um pedido em conjunto com as demais siglas de oposição. “O que vocês chamam de pedalada é a má prática de se adiar investimento para fazer superávit primário. Isso vem sendo praticado nos últimos 15 anos sem nenhuma punição”, afirmou.

Nesta segunda, diante da mesma plateia, o discurso foi outro. “Vamos tratar tudo e todos de forma técnica e jurídica.

Havendo fundamento, o processo será analisado.” Em um sinal de que poderia usar o impeachment como mais uma forma de desgastar o governo, Cunha encaminhou ofício para que todos os responsáveis pelos pedidos apresentados até o começo do recesso adequassem seus documentos às normas do regimento. O procedimento não é usual. Normalmente, os pedidos fora do formato exigido são imediatamente arquivados.

Aos empresários, entretanto, o deputado afirmou que não pretende “incendiar” o cenário político. “Eu vou separar muito bem isso. Vou ter até uma cautela, para não antecipar meu julgamento, ou parecer que qualquer tipo de posicionamento tem a ver com a mudança do meu posicionamento político, que eu anunciei publicamente”, disse. “O impeachment não pode ser tratado como recurso eleitoral”, concluiu. / COLABOROU RAFAEL MORAES MOURA


Publicado por Vera Rosa, Tânia Monteiro e Pedro Venceslau - O Estado de S. Paulo

  • Publicações115
  • Seguidores1763
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações82
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dilma-exige-que-ministros-enquadrem-bancadas-para-barrar-impeachment/213659773

17 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Minha avó costumava dizer, com o intuito de nos afastar das "más companhias": "Diga-me com quem andas e te direi quem és", ou "Quem se mistura aos porcos, farelo come". Sem nenhuma pretensão ideológica ou política/partidária, eu me pergunto que tipo de "Grupo de Líderes Empresariais" se reúne com um "elemento" da estirpe do Deputado Eduardo Cunha? Qual a contribuição "intelectual", ou "inspiração social" esperam receber? Devemos inferir que "tais" Lideres concordam com a postura do Presidente da Câmara no exercício de seu cargo, mudando ao sabor de seus interesses pessoais, ameaçando e chantageando o Governo, e indiretamente o povo brasileiro, na procura "desenfreada" de barrar o curso do "Devido Processo Legal" na apuração (inquérito), apreciação e julgamento (estes com o "Amplo Direito à Defesa e o Contraditório") de supostos atos criminosos a ele atribuídos? Que tipo de ética move este "Grupo de Líderes Empresariais"? Não sei a resposta a estas perguntas, porem de uma coisa eu procurei me informar: O nome destes "empresários", pois deles pretendo me afastar, e de antemão informo que nada tenho contra os "porcos" (mamíferos "chafurdentos"), ou mesmo de "comer farelos", apenas quero cuidar de escolher muito bem com quem vou "andar" no meu caminho pela vida. continuar lendo

O Cunha representa os planos de saúde, e os que pregam o Estado Mínimo, estes são os Empresários que financiam suas campanhas, a dele e a de mais no mínimo 150 Deputados da nossa Câmara Alta. O poder que o Cunha tem é a chave da mala preta, a chave que abre os financiamentos das campanhas desta corja, que devia representar o Povo brasileiro e que na verdade representa as Oligarquias. Por que é que na "Reforma política", não foi aprovado o fim dos financiamentos de campanha por empresários?
Acho que respondi a sua pergunta!!! continuar lendo

O Brasil tem poucos problemas.....

Inflação, corrupção, desemprego, educação, FIES, falta de água, economia desabando, Brasil sendo rebaixado, desvalorização da moeda, das empresas e da confiança no Brasil...etc... etc... e olhem o que nossa presidenta está fazendo e com o que está se preocupando....

Respeito o PT e petistas, mas isso já ficou irracional faz tempo... continuar lendo

A melhor solução para o povo Brasileiro é o IMPEACHIMENT urgente da Dilma e do Lula. Devemos apoiar, ir às ruas, pintar as caras, enfim, acabar com essa farsa da Dilma e do Lula, onde o Lula, chefiando a Dilma no poder, colocou o Brasil em um dos piores lugares da corrupção jamais vista. Chega, basta. Para todos os lugares que se olha só vemos miséria, corrupção, pobreza, fome, bolsa família, aumento de juros, desvio de dinheiro público, mais de cinquenta milhões de pessoas sem trabalhar, por isso que o Brasil está quebrado. BASTA DESSE PT da Dilma e Lula. continuar lendo

A melhor solução para o Brasileiro é o IMPEACHMENT da Dilma e do Lula. Devemos apoiar, ir às ruas, pintar as caras, enfim, acabar com essa farsa da Dilma e do Lula, onde o Lula, chefiando a Dilma no poder, colocou o Brasil em um dos piores lugares da corrupção jamais vista. Chega, basta. Para todos os lugares que se olha só vemos miséria, corrupção, pobreza, fome, bolsa família, aumento de juros, desvio de dinheiro público, mais de cinquenta milhões de pessoas sem trabalhar, por isso que o Brasil está quebrado. PT da Dilma e Lula foram longe demais. continuar lendo

A realidade é a seguinte: se houver impeachment antes de dois anos do governo, deverá haver convocação de novas eleições. Com a oposição fraca que temos (com raras exceções como Ronaldo Caiado, Agripino Maia e Mendonça Filho, todos do DEM), não acredito que esta hipótese vingará.
Após 2 anos, o vice assume. Ou seja, Michel Temer, e a corja do PMDB. Acho mais provável esta hipótese, pois cai no colo do PMDB, velhos caciques deste país.
Aí, teremos que aturar Michel Temer, Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Romero Jucá, Valdir Raup e outros.
Ou seja, estamos em um mato sem cachorro. continuar lendo

Tudo isso não passa de manobra política, e o brasileiro o fantoche desse bando!!!! continuar lendo

Concordo Dimas.
Nada do que se ouve, ou a mensagem do que se quer passar, é realmente como é.
Não duvido que fiquem rindo de nossos comentários...
Somos marionetes que acham ter poder para alguma coisa. Triste conclusão.
Gostaria que alguém conseguisse me mostrar que sou apenas mais uma brasileira desacreditada na liderança do país. De verdade! continuar lendo

Sou um pouco mais radical com a situação que vivemos.Protestamos em duas oportunidades, o povo foi as ruas e provavelmente em 16/08 proximo teremos mais recorde de pessoas nas ruas, mas.....os políticos estão com algodão nos ouvidos, não tomam atitude alguma e Dilma finge que não é com ela,Lula por sua vez diz que não tem culpa alguma pelo acontecido no Brasil.
Como somos um povo sem patriotismo, duvido que mude alguma coisa, mas
caso o povo REALMENTE resolva participar prá valer na proxima manifestação, tinhamos de aproveitar e marchar para Brasilia , cercar o congresso nacional e EXIGIR renuncia coletiva dos parlamentares, dos ocupantes do judiciário e executivo, e ai sim, impor as reformas que o país precisa.Sou favorável a que mudemos sistema de governo para "UNICAMERAL", extinguindo-se o Senado, casa essa inútil e com gastos de mais de R$ 3 bilhões anuais, e mesmo a Câmara poderia ser reduzido de 513 deputados para algo em torno de 250, aliás existe uma PEC de autoria do finado dep.Clodovil que propóe essa mudança. Implantariamos o PARLAMENTARISMO que já provou ser a melhor forma de governo.
E precisamos sim alterar nossa constituição que em 1988 foi feita de modo a atender interesses escusos, vejam que passados 27 anos, existem diversos artigos AINDA sem regulamentação, o que por si só é um absurdo.
Está passando da hora, ou tomamos atitude agora ou continuaremos reféns dessa canalhada que nos dirigem direto de Brasilia. continuar lendo