Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Aplicativo notifica autoridades sobre carros parados em vagas para deficientes

Publicado por Ylena Luna
há 11 anos

As vagas para deficientes físicos são um oásis proibido nos estacionamentos lotados - e nem todo mundo respeita essa sinalização. Cansados de encontrar as vagas ocupadas por pessoas sem problemas de mobilidade, um grupo de deficientes físicos da cidade de Vancouver, no Canadá, criou o aplicativo Parking Mobility, que permite fotografar o carro infrator e enviar um alerta às autoridades.

O primeiro protótipo do app foi lançado em 2009 e até chegou a ser considerado por algumas prefeituras canadenses, mas não foi adotado. O principal desafio do Parking Mobility é fechar parcerias com as polícias locais para que os infratores realmente sejam punidos.

Vendo que seu aplicativo não seria usado no Canadá, os empreendedores Campbell Macdonald e Craig Spradling, que tem paralisia cerebral, se mudaram para os Estados Unidos, onde a ideia poderia encontrar maior receptividade. Eles se instalaram na cidade texana de Austin, que aprovou o aplicativo e hoje emite multas para os carros flagrados pelo Parking Mobility.

Embora o Parking Mobility tenha causado muita polêmica (especialmente entre as pessoas sem deficiência física), outras cidades texanas adotaram o aplicativo, que também está chegando a cidades de outros estados, como Omaha, em Nebrasca, e Wichita, no Kansas. A cidade de Brisbane, na Austrália, também anunciou que está estudando a adoção do app.

Junto com o aplicativo, os empreendedores criaram uma ONG de mesmo nome. É essa organização que negocia com as autoridades a adoção do Parking Mobility e a validação das multas dadas aos infratores. A negociação se dá em âmbito municipal porque, nos Estados Unidos, cada município tem sua própria polícia.

Para assegurar que ninguém seja notificado equivocadamente, o usuário precisa tirar três fotos dos carros infratores: um da placa do veículo, outra foto frontal do carro ocupando a vaga de deficiente e uma foto traseira nas mesmas condições. Depois, basta enviar as fotos pelo aplicativo, que a polícia receberá a informação.

O modelo de negócio do aplicativo é o seguinte: um percentual do valor das multas (de 15% a 20%) vai para a ONG Parking Mobility, que repassa o dinheiro para ações de promoção dos deficientes e para a caridade.

Fonte: http://revistapegn.globo.com/Banco-de-ideias/Mobilidade/noticia/2013/08/aplicativo-notifica-autoridades-sobre-carros-parados-em-vagas-para-deficientes.html

  • Publicações115
  • Seguidores1763
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações181
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aplicativo-notifica-autoridades-sobre-carros-parados-em-vagas-para-deficientes/111867966

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)