Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Presidente de Uganda promulga lei antigay, ignorando pressão internacional

Trechos mais polêmicos da legislação, que previam a pena de morte em caso de reincidência, não foram contemplados no texto

Publicado por Ylena Luna
há 10 anos

CAMPALA — O presidente de Uganda, Yoweri Museveni, promulgou nesta segunda-feira uma polêmica lei que transforma a homossexualidade em crime que pode ser punido com prisão perpétua, ignorando críticas internacionais. O Parlamento aprovou em 20 de dezembro de 2013, por ampla maioria, uma lei que aumenta consideravelmente a repressão contra os homossexuais e que prevê a prisão perpétua para reincidentes, considerados culpados de “homossexualidade agravada”. Os trechos mais polêmicos da lei, que previam a pena de morte em caso de reincidência, relações com menores ou para as pessoas com Aids, não foram contemplados no texto. Para os Estados Unidos, a assinatura da lei marca “um dia triste” para a Uganda e o mundo.

— O presidente Museveni assinou finalmente a lei antigay — afirmou Tamale Mirundi, porta-voz da presidência, em Entebbe. — Uganda é um país soberano e suas decisões devem ser respeitadas.

Os defensores dos direitos humanos e os governos ocidentais, em especial os Estados Unidos, criticaram duramente a lei. O presidente americano Barack Obama chamou o então projeto encaminhado ao Parlamento de “passo atrás”, afirmando que sua aprovação “complicaria” a relação entre Uganda e Washington. O prêmio Nobel da Paz sul-africano Desmond Tutu pediu no domingo a Museveni que não promulgasse a medida, por considerar que “legislar contra o amor entre adultos recorda o nazismo e o apartheid”.

“Ninguém deve ser discriminado nem castigado pelo que é ou por quem ama”, disse nesta segunda-feira a assessora de segurança nacional do presidente Obama, Susan Rice, pelo Twitter. “Dia triste para Uganda e para o mundo”, acrescentou, em uma primeira reação à assinatura da lei por parte de Museveni.

Proposta ao Parlamento em 2009, a legislação foi aprovada em dezembro do ano passado. O projeto inicialmente previa pena de morte para alguns atos homossexuais no conservador país africano. Uma emenda posterior tirou a possibilidade de pena de morte, mas incluiu a prisão para os condenados, incluindo prisão perpétua para o que foi chamado de homossexualidade agravada. A homossexualidade já é proibida em Uganda, mas a nova lei endurece as penas e criminaliza a defesa pública das relações entre pessoas do mesmo sexo, inclusive os debates dos grupos de ativistas.

No poder desde 1986, o presidente de Uganda, indicou em um primeiro momento que não promulgaria a lei, mas finalmente mudou de opinião depois de consultar um grupo de cientistas que, segundo ele, explicaram que a homossexualidade “não era uma conduta genética”. As influentes igrejas evangélicas estimulam a homofobia em Uganda, onde os ataques contra os homossexuais são frequentes.

Fonte:http://oglobo.globo.com/mundo/presidente-de-uganda-promulga-lei-antigay-ignorando-pressao-internacio...

  • Publicações115
  • Seguidores1763
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações293
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-de-uganda-promulga-lei-antigay-ignorando-pressao-internacional/113700013

58 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Haja presídios, se no Brasil!!!! continuar lendo

Palmas para o presidente, o qual não se curvou à agenda gay e continua lutando pela família tradicional, a única capaz de gerar descendentes e fortalecer a economia através da mão de obra. continuar lendo

Verdade!
Tem que ter muita coragem em meio a tanta pressão.
Parabéns ao presidente. continuar lendo

Realmente a matéria é tendenciosa, e claramente existe uma agenda gay no mundo, imposta pelas potencias mundiais, como o próprio título da matéria mostra...
Cada país que cuide de suas leis! continuar lendo

Explique a "Agenda Gay". É diferente da "Agenda Cristâ capitalista"? continuar lendo

Caça as bruxas em pleno século XXl!

É lamentável

Realmente isso é de importância fundamental, já que a Uganda não tem nenhum problema: econômico,social, de saúde, educacional e de infra estrutura básica, né?

Adolf deixou um bocado de discípulos

No Bol$o do naro , (In) Feliciano e Cia devem estar aplaudindo o Musevini

Ps* Interessante é que cada vez que vejo uma notícia dessa , me faz lembrar o personagem do militar da reserva, no filme Beleza Americana... continuar lendo