Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Projeto de Lei em Fortaleza propõe leitura obrigatória da Bíblia em Escolas Públicas e Privadas

O Vereador Mairton Felix alega que o projeto é para benefício de toda a coletividade, pois as escolas terão desta vez a melhor forma de conhecer a palavra de Deus

Publicado por Ylena Luna
há 10 anos

A notícia foi dada pelo próprio Vereador nas redes sociais:

Projeto de Lei em Fortaleza prope leitura obrigatria da Bblia em Escolas Pblicas e Privadas

A nossa Carta Magna determina:

Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.

§ 1º - O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

Como supracitado, a constituição estabelece o ensino religioso como facultativo, respeitando os valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.

Entretanto Vossa Senhoria, o Vereador Mairton Felix, tenta descaraterizar a "religiosidade" do seu Projeto de Lei invocando o Inciso VII do Artigo da Constituição Federal:

Projeto de Lei em Fortaleza prope leitura obrigatria da Bblia em Escolas Pblicas e Privadas

O Vereador alega que o Projeto de Lei 0179/2014 tem finalidade educativa e em nada contrapõe o Estado Laico:

Projeto de Lei em Fortaleza prope leitura obrigatria da Bblia em Escolas Pblicas e Privadas

Confira o Projeto de Lei 0179/2014 na íntegra

O mais impressionante é a sinceridade e o orgulho demonstrado pelo Vereador! Se o alegado na justificativa do Projeto de Lei for realmente verdade, como se explicaria o post do Vereador nas redes sociais?

Projeto de Lei em Fortaleza prope leitura obrigatria da Bblia em Escolas Pblicas e Privadas

Talvez eu esteja me precipitando no meu julgamento, entretanto deixo para vocês me dizerem se eu entendi alguma coisa errada. Não sou especialista, sou apenas uma estudante que procura estar ciente dos seus direitos e deveres.

  • Publicações115
  • Seguidores1763
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2887
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-de-lei-em-fortaleza-propoe-leitura-obrigatoria-da-biblia-em-escolas-publicas-e-privadas/124281427

Informações relacionadas

Lincoln Paulino, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Prêambulo da Constituição Federal de 1988 e a invocação do nome de "Deus".

456 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O que acho engraçado é que (quase) todo religioso acredita que apenas a sua religião é importante. Todas religiões terão esse mesmo direito? Provavelmente não, somente as que seguem a bíblia cristã. E os budistas? E os judeus ou islâmicos? Não não, tenho certeza que estes não terão essa mesma "oportunidade".

País laico? Com todas essas demonstrações de posicionamento religioso no poder, é impossível acreditar nisso. continuar lendo

Exatamente, Márcio...
Ridículo e arbitrário! continuar lendo

Bíblia não é religião. Palavra de Deus só existe uma. É como manual do fabricante.
Feliz a nação cujo Deus é o Senhor. continuar lendo

Inconstitucional!!!!! continuar lendo

Sou cristão, tenho a fé baseada na Bíblia, mas esse NÃO é o jeito certo de evangelizar. NÃO podemos usar o Estado em NENHUMA esfera para obrigar a leitura da Bíblia com qualquer que seja o uso da mesma. É um Livro Sagrado para mim, que traz boas novas, mas esse vereador fez o papel de empurrar goela abaixo o que a Bíblia NÃO É!!! E ela não é um cabresto, nem uma forma arbitrária de manipular a sociedade. Ela REATA o homem a DEUS e não pode ser feito o trabalho contrário. Se eu quero falar da Bíblia e de como Deus é bom quando descrito vindo dela, tenho que trabalhar, a operação é de resgate, e não de sequestro. Se for obrigatória a leitura da Bíblia, deve ser também obrigatória a leitura do Alcorão, Livro de Mórmon, São Cipriano, Talmude, Torá, Vedas e demais religiões. VAI TRABALHAR VEREADORZINHO!!! O evangelho é palavra de ação e não de preguiça!!! continuar lendo

Sim, meu caro, pode-se acrescentar o Alcorão. O Torah judaico não precisa, pois a Bíblia conhecida contém os livros do Torah. Quanto aos Budistas, possuem uma série de manuscritos, mas não um compêndio como a Bíblia ou Alcorão. Budismo é filosofia com quase status de religião.
Ao dizer que os religiosos só acreditam em sua religião, você apenas cita o óbvio, pois sem esta sensação não existe a fé individual. Não seja comum, desvalorizando algo tão importante.
Alguns técnicos de futebol, cansados dos jogadores estrelas, já chegaram a falar que queriam somente jogadores evangélicos.
Antes de dar opiniões sobre o assunto, pesquise a diferença entre judeu, israelita, israelense e hebreu. Com isto você vai ter uma noção das fronteiras de cada terreno relativo ao assunto. continuar lendo

concordo 100% com você!! continuar lendo

Fico imaginando até que ponto as pessoas confundem a Bíblia, ou como propriedade de uma determinada religião (Católicos), ou como a palavra de Deus (Evangélicos), ou como a palavra do diabo (Ateus).

Pessoal, fazem mais de 500 anos que a Bíblia deixou de ser um livro de exclusiva propriedade da Igreja.
Não,
a Bíblia, O Bhagavad-Gita, o Tao Te Ching ou qualquer outro livro que enobreça as atitudes humanas não poderá ser propriedade de religião nenhuma, pois este tipo de livro será sempre propriedade da humanidade.

A Bíblia está ai, para quem quiser lê-la ou para quem quiser rasga-la, FIQUEM A VONTADE, Ela é igual a qualquer outro livro,
agora
Para todo aquele que quer encontrar a Si mesmo, o conteúdo dela, dentro dos quatros livros do Novo Testamento é o antidoto ideal para nossas concupiscências ou erros e para nos colocar em uma nova visão do mundo,
e essas nossas atitudes independe de religião ou ideologia filosófica.
Mas, cuidado!!
Advirto que, Para todo aquele que queira continuar com sentimentos mesquinhos:(Inveja, porfia, futilidade, depravação, ladroeira, ódio, ócio e etc), não leia o Novo Testamento, pois se tornará UM PURGANTE para você.

Ha! se todos os homens lessem a O NOVO TESTAMENTO e colocassem em prática seu ensinamentos, estaríamos vivendo o Verdadeiro Poder sem a interferência do Estado, sim porque os homens se tornariam Conscientes dos seus deveres E O TER SERIA SUBSTITUIDO PELO QUERER SER e com isso os homens deixariam de ter INVEJA Uns do Outros, Sim porque toda problemática humana está no sentimento de inveja que Uns sentem pelos outros e Ai todos os homens se tornariam conscientes e GOVERNO DE SI MESMO. continuar lendo

Bíblia não é a palavra de Deus! É a interpretação de diversas pessoas ao longo da história de um acontecimento específico. Uma palavra de Deus que fala em vingança morte adultério etc... Veja que a maioria dos textos cabem bem na vida antiga, onde vida e morte não eram são importantes. Como se convive com apelos de amor ao próximo em alguns livro da bíblia e em outros morte e vingança são a tônica? Faz uns 300 que não há mudanças significativas na bíblia, mas a igreja nesta tempo mudou muito. O que aconteceu? O texto é o mesmo. Interpretação! Onde o Deus representado pela bíblia estava quando se fizeram todas as carnificinas na idade média.
Porque o Deus da bíblia não se manifestou quando matamos milhares de nativos na América. Onde estavam os portadores da palavra de Deus, com sua bíblias quando escravos eram trazidos ao Brasil?

Creio que exista algo maior do que nós, não sei é Deus, mas não creio que a bíblia seja a sua palavra. Ela é, repito, na verdade é a palavra dos homens descrevendo a sua versão de Deus, concebida há muito tempo, talvez criada com boas intenções mas manipulada e interpretada à bel prazer de quem detinha o poder. Cabe a cada um interpretar se este é o melhor guia, se é necessário que alguém diga que matar e roubar é algo condenável. De minha parte ser humano já me diz que devo viver cm minha consciência limpa, sem precisar de um guia não muito confiável. continuar lendo

Alô vereador acabou a imposição com o fim do totalitarismo não podemos forçar ninguém a nada precisamos ensinar com amor e não com a força. Acredito na Bíblia e em Jesus Cristo e foi por esta razão que me pronunciei não é pela força que vamos conseguir a adesão das pessoas a palavra de Deus e sim com amor. Foi dessa forma que Jesus Cristo ensinou as pessoas COM AMOR
primeiro ele alimentavas e depois ele ensinava. continuar lendo

Religião se aprende com os pais e na igreja!

Esse projeto apenas servirá para criar situações constrangedoras para os "não Cristãos". Uma criança Islã deverá sair da sala durante essa "aula" ou terá o direito de ter seu Corão estudado da mesma forma??

Amigo Ernani Fidler, a Bíblia Cristã é religião SIM! Assim como o Corão para o Islã, a Torá para o Judaísmo, e todos os diversos livros sagrados que cada religião possui como bases de sua doutrina.

Tal projeto é tão ridículo que esquece que existe bíblia Católica e a bíblia Evangélica. Serão estudados os livros de Tobias, Judite, I Macabeus, apócrifos da bíblia Evangélica mas presentes na bíblia Católica, ou quem sabe os apócrifos da bíblia Católica como os evangelhos de Judas e Maria Madalena?

Trata-se de um projeto de lei com a única finalidade de angariar votos perante a classe cristã!

Vergonha desse povo "religioso" tomando as rédeas da nossa política já tão imunda! Talvez seja apenas a lei de "afinidades" agindo!

Última pergunta: No fim da aula vão pedir "oferta" ou dízimo aos alunos???

Sem mais... continuar lendo

Airton Barros o que você quis dizer com "...Fico imaginando até que ponto as pessoas confundem a Bíblia, ou como propriedade de uma determinada religião (Católicos), ou como a palavra de Deus (Evangélicos), ou como a palavra do diabo (Ateus)...."? Faz nenhum sentido a sua fala sobre os ateus. O fato de se excluir a crença em deus não se inclui a crença em diabo. Ateus não acreditam em deus (inclua deuses também) e tão pouco no seu maior rival: o diabo. Quem acredita na palavra do diabo é demoníaco ou satânico ou luciférico. Também, pode chamá-lo de crente que é aquele que tem fé religiosa como o cristão, o judeu, o muçulmano, etc. continuar lendo

A maioria das religiões sãs, respeitam as demais. As religiões que pregam o fanatismo não respeitam nada, nem seus seguidores. continuar lendo

com certeza, concocor do com vc 100% continuar lendo

Mesmo que se fosse constitucional, quem daria as aulas? Caso a professora não seja cristã vai, com certeza explorar as contradições e detonar a bíblia, dizendo que só é cumprida e interpretada de uma forma que convém pelas igrejas atuais e não como deveria ser. Como, por exemplo: Jesus não ficou inventando desculpas esfarrapadas para não pagar o tributo a César e ainda disse - A César o que é de César! Porque as igrejas são isentas de tributos?

Além disso, espíritas também utilizam a bíblia e eu tenho certeza de que o objetivo desse vereador Mairton deve ser de não propagar o espiritismo. Por outro lado, professoras Laicas não forçarão ninguém a estudar a bíblia.

E qual bíblia será obrigatória? A escrita em hebraico-aramaico ou a tradução em português que cria nomes portugueses para as personagens bíblicas? João, Isaías, Jesus, etc. Tais alterações foram feitas em um livro que consta nele mesmo que não pode ser alterado. Os nomes verdadeiros são outros, em hebraico. Que direito tem os tradutores de alterarem os nomes originais? Além disso vai contra a própria bíblia.

E tem mais, não é porque um americano que se chama Charles Housewine vem morar no Brasil que vai passar a se chamar Carlos Casa de Vinho ou Carlos Adega. E nem porque um brasileiro chamado João de Deus ao se mudar para a Inglaterra vá passar a se chamar Jonh's God. E assim vai. Cristão sério e que se dedica ao estudo da bíblia tem que aprender hebraico e aramaico. É o mínimo a fazer. Sair da inércia e ser diligente no estudo da bíblia que é a base do cristianismo. Sem a bíblia o cristianismo não chegaria aos dias de hoje.

Fora as palavras que não tem tradução de uma língua para outra e que forçam uma tradução que na outra língua não é bem aquilo. Basta ver que enquanto céu em inglês se divide em céu físico - sky e céu espiritual - heaven em português é apenas céu. Outro dia vi uma entrevista do Daniel Alves que joga a 11 anos na Espanha e misturou os idiomas falando que estava jogando para dar o seu aporte a seleção. O jornalista da globo aportuguesou e traduziu aporte para contribuição. Só que aporte não quer dizer simplesmente contribuição. É uma contribuição que visa sanear, fortalecer e propiciar condições de sucesso. Contribuir é um termo muito genérico e mais fraco e não substitui aporte como o jornalista supõe. Era melhor que deixasse aporte, pois esse termo também existe em português e é utilizado por investidores na inserção e reinserção de capitais financeiros nas empresas.

Para dar um exemplo de como a bíblia em português compromete o entendimento, menciono o comentário acima de Ubirata Costa "primeiro ele alimentavas e depois ele ensinava." Isso nada mais é do que adestramento. Pavlov e Skinner deixaram um legado sobre esse assunto. É o chamado "reforço condicionado" . Tire o alimento da questão e pratique só o "ide e pregai" , se quiser continuar cristão pois mesmo que o Ubirata queira dizer "alimento espiritual", a ambiguidade já dá margem a outro entendimento.

Veja só o que o idioma pode gerar de confusão numa simples frase. Imagina em um livro inteiro e com dezenas de milhares de frases como a bíblia. Isso é só para dar exemplo de como traduções comprometem os significados mesmo que sejam feitos cheias de boas intenções. continuar lendo

Jesus Cristo em nem uma parte da bíblia obrigou ninguém a segui-lo ,muito pelo contrario ele sempre deu o direito a escolha,como podemos fazer o contrario e dizer que estamos pregando o que JESUS fez? não sou contra mais devemos respeitar as demais religiosidade. continuar lendo

Talvez com esse seu comentário, você ainda esteja tomando voou, mas quando estiver descendo, talvez seu comentário seja pela proteção de Deus! continuar lendo

Simplesmente um absurdo e, obviamente, inconstitucional.
Resumo da opera, mais um motivo para que o cidadão seja obrigado a recorrer ao judiciário para preservar seus direitos, no caso a liberdade de crença ou de não ter crença. continuar lendo

Correta sua posição Márcio Vicente, só faltou falar dos ateus. Toda religião é ao mesmo tempo uma opção política. As igrejas desde que surgiram são uma posição política. Se vasculhar no passado antes mesmo da vinda de Jesus já havia igrejas e adoravam qualquer coisa que denominavam como "deuses". continuar lendo

Francamente, isto é até parece brincadeira! Vivemos num país laico, onde durante muito tempo atrás, a religião era algo determinante na condição de vida em sociedade. Por diversas vezes ela constituiu um empecilho ao desenvolvimento da ciência, além de de se tornar o suporte de legitimidade de diversos regimes totalitários e formas de trabalhos degradantes e compulsórios, a escravidão. Passado alguns séculos e esta influência ainda é defendida, principalmente nas escolas, onde poderá se constituir como uma "porta aberta" aos mais diversos tipos de preconceito contra àqueles que não seguem os mandamentos cristãos, e ainda contra os irreligiosos, considerados imorais, ameaçadores e politicamente incorretos pela sociedade religiosa.
Não convém discutir a existência ou não de Deus. Por outro lado, ao vivermos numa sociedade tão racional e pragmática, é necessário conservar valores éticos, morais de generosidade e altruísmo aos nossos alunos, além de garantir o ensino responsável e de qualidade, coisa não tão comum no Brasil, sendo desnecessário o ensino religioso, visto que, este poderá ser um empecilho ao desenvolvimento de uma mentalidade racional tão necessária ao progresso técnico-científico. continuar lendo

Se tivesse filhos, ficaria mais feliz em saber que na escola está se lendo a bíblia em vez de saber que se está a aprender sobre um monte de relativismos. continuar lendo

Concordo Domingos. Leia meu comentario sobre o assunto e discordo do Cassiano pois com diversas Bibilas e traduções feitas no mundo, cada uma puxando a brasa pro seu assado, qual a verdadeira?? continuar lendo

Concordo em Partes com o que disse por eu sei muçulmana e a historia Islamica ser bem diferente , pois enquanto os cristãos caçavam bruxas os povos Islamicos escreviam livros e provoviam o ensino aos mulheres,Mas emfim creio que em um pais laico o ensino relgioso tenha cabimento apenas se abranger todas as relgiões . Entretando já existe lei de ensino relgioso no Brasil que não consegue ser aplicada que seria muito benefico nossos jovens aprenderem sobre diversas relgiões assim formando cidadãos melhores.
Veja já tive problemas na escola de minha filha porque a professora não entendia que minha filha não era obrigada a rezar a reza cristã que nós não precisavamos ser salvas de nada apena do prenconceito dela.

Segue a Lei Federal
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O art. 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

§ 1º Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição dos conteúdos do ensino religioso e estabelecerão as normas para a habilitação e admissão dos professores.

§ 2º Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso."

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 22 de julho de 1997; 176º da Independência e 109º da República.

FERNANDO HENRI continuar lendo

Leandro, a verdadeira é a que está de acordo com a moral judaico-cristã, a cultura ocidental é judaico-cristã. Desculpe-me, mas só conheço uma bíblia, e é a mesma para todos os cristãos, que é a bíblia sagrada. continuar lendo

Domingos, uma coisa é fé, outra é religião, outra é religiiosidade é outra é ritualismo.
Não encare valores de espiritualidade como critério de Responsabilidade Social. Aceite que a Bíblia é o livro mais consagrado com conteúdo útil para que uma pessoa adquira valores de conduta familiar e social.
A própria disciplina de História serviria para isto, no entanto a ênfase é econômica e geopolítica, daí não atingir seu objetivo.
Cite um livro melhor, e justifique, livro este associado a algum povo que utilizou seus ensinamentos para sobreviver por milhares de anos.
Quanto aos racionais do progresso da ciência, fique sabendo que cientistas como Nobel e Einstein encontraram soluções para problemas científicos na Bíblia. Demócrito viu nas pregações do Apóstolo Paulo confirmação para suas ideias do átomo. E se continuar a citar exemplos vou ficar o dia inteiro.
Não seja limitado, seguindo os pensamentos viciados de nossa época. A Europa abandonou a religião, e se afundou na lama, como mostram as notícias de economia.
Vai para um canto e pensa melhor. continuar lendo

Silvia Alves Ferreira:
Realmente enquanto os cristãos caçavam bruxas, os muçulmanos escreviam livros. Mas depois, com o iluminismo, os cristãos pararam de caçar bruxas.
Enquanto isto o mundo muçulmano é , e sempre foi , um exemplo de maus tratos a mulher. Diferente do que você disse.
Casamentos forçados, crime de honra (ou seja ,matar a mulher violentada para não envergonhar a família), imposição de burkas, são um pequeno exemplo do que acontece até hoje. continuar lendo

Para Nelson Cup

O iluminismo mudou um pouquinho a religião católica, mas nem tanto assim. Lembro que até alguns poucos séculos a escravatura era regra no Brasil e nunca soube de nenhum protesto do Vaticano, nem de nenhuma religião Cristã. Na ocupação da América, os padres vieram à América para catequizar os índios, ou seja, não importam suas crenças, valem as nossas. Paramos de caçar umas bruxas, mas ainda assim, não estamos tão avançados assim. Creio, e isto é veio de fora da igreja, por pensadores e filósofos, pois para a igreja manter o status quo era muito cômodo.

Lembro de ter lido que no temo de Lutero, quem traduzisse a bíblia para o língua nativa tinha como pena a morte.

Não lembro de ter lido,ouvido que a igreja tenha participado ativamente nas campanhas de direto de voto da mulheres (acho que fazem só uns 100 anos).

Creio que quem olhe a religião muçulmana de fora pense que tudo que acontece é por conta da religião, quando na verdade a religião, em parte é reflexo da sociedade. Se você facilitar, terá professores ensinando criacionismo em escolas e isto não se baseia em provas reais, mas em crença. Imagine a sociedade brasileira como muçulmana. Você acredita que seria como é em alguns países muçulmanos?

A cultura nestes países é diferente e isto se reflete na religião. Você acha confuso a mistura de Religião e política comuns à estes países?

Que tal pastores sendo eleitos no Brasil para aprovar ou não leis que não são de acordo com suas crenças? Não é semelhante? Não seri amais correto não se imiscuir na política e orientar seus seguidores a não praticar aborto ou ainda orienta-los a respeito de impossibilidade da união Gay (Embora não parece haver alguma passagem específica na bíblia).

É,não estamos tão longe assim deles. continuar lendo

Geverson Ampolini,
discordo do autor do texto da lei, mas também discordo do que vc diz, já que o progresso, a ciência, os direitos humanos, as idéias de igualdade e justiça apareceram principalmente e primeiro nos países onde as pessoas conheciam a bíblia muito bem. A propria Revolução Industrial nasceu primeiro nos países protestantes: Alemanha e Inglaterra. Então a sua idéia de que o fundamentalismo (que não significa o mesmo que fanatismo como mudaram o significado hoje em dia) é um empecilho ao progresso não pode ser verdadeira. continuar lendo

Gostaria de saber onde está o laicismo de nosso país. Todas as escolas e repartições públicas têm imagens de santos. O governo paga obras da igreja católica, do candomblé, do espiritismo e outras crenças. O conhecimento de DEUS nunca foi empecilho para o desenvolvimento, mas sim o uso da religião por alguns interesseiros, que só buscam o enriquecimento financeiro. continuar lendo

Quero deixar uma coisa bem clara para os nobres colegas: Em nenhum momento eu disse que a fé individual ou o conhecimento de Deus significava um empecilho a ciência, muito pelo contrário, estes são criadores de uma formação ética que tem ajudado muita gente a sair do submundo do crime, drogas etc. O que eu não concordo é com a forma de influência religiosa no meio político e social, que tende a defender interesses para própria instituição ou a um pequeno grupo político, dando prioridade as suas conveniências.
Caro Marcelo Gurgel, sou sabedor que grandes transformações ocorreram em países essencialmente religiosos e protestantes Mas cumpre salientar que tal progresso surgiu através de diferentes conflitos e que só foi possível graças a classe em ascensão na época, a burguesia, que, entre outas coisas, queria garantir os próprios interesses e acabar com as velhas estruturas do Feudalismo que em nada era favorável a esta. Poderíamos até concluir que que tal desenvolvimento veio mais por interesses que por determinação religiosa. Portanto, o desenvolvimento está atrelado ao interesse de alguns religiosos, essencialmente protestantes. Se dependêssemos da ética puramente religiosa, dificilmente alguém se abriria às luzes da razão para entender a ciência e o universo. continuar lendo

Honestamente, eu vejo pelo seguinte lado:

Quero deixar BEM CLARO que eu não apoio a obrigatoriedade da leitura da Bíblia conforme o projeto de lei determina, tendo em vista nosso país ser um estado Laico.

Mas, alguém poderia me dizer qual é o Mal que essa pratica pode trazer para a sociedade?

Meu foco ao fazer essa pergunta diz respeito às várias críticas que eu vejo (dos Ateus, principalmente) em relação ao "absurdo" de serem obrigados a seguir uma doutrina religiosa positiva.

Caros colegas, seja qual for a religião (católica, evangélica, budista, judaica, etc... desde que positiva, claro!), eu não consigo enxergar mal algum em todos conhecerem suas doutrinas. Elas nos ensinam a ter princípios, respeito, ética, virtudes, valores que não tem como relatar pontos negativos em adquirir tais conhecimentos.

Atualmente uma coisa rara de se ver é a questão de valores, ninguém se dá mais valor! Crianças que acabaram de atingir a adolescência se envolvendo no mundo das drogas, meninas de 13 anos sendo mães, menores roubando e matando adultos trabalhadores, pais de família.

Realmente ninguém deve ser obrigado a seguir nenhuma doutrina que vai de contra seus valores, mas novamente eu indago, qual é o mal de uma criança conhecer tais segmentos religiosos?

O debate que deve ter enfase não é se existe uma religião melhor do que a outra, mais certa do que a outra, ou se é certo ter uma religião ou não. O que deve se tomar a atenção é que tal conhecimento doutrinário (novamente, seja qual for a religião, desde que positiva) só tem aspectos positivos a frutificar.

PS: Quando eu digo positiva, estou excluindo religiões que adotam a violência, o assassinato, ceitas que envolvem tais praticas. continuar lendo

Realmente, é um grande ponto a ser observado! Concordo inteiramente com sua ponderação, Luis. Nós estamos sim precisando enxergar isso! continuar lendo

Belo argumento, Luis! Entendo quando você diz que não é a favor da obrigatoriedade em questão. Ocorre que quando as pessoas são obrigadas a fazer alguma coisa, é aí que elas mais criticam essa coisa. Ninguém gosta de ser obrigado a nada.
Mas uma vez que conhecem o que realmente todas estas doutrinas ensinam, certamente sua visão de mundo ganha uma nova luz!
O mundo precisa disso! continuar lendo

E por que não a filosofia? Não é mais interessante impulsionar o raciocínio ao invés de impor pensamentos "certos"?
Até hoje, seja a religião que for é usada para o bem ou para o mal, o que faz uma pessoa ter boa índole não é um livro escrito por homens com intuito de dominar outros homens.
O que se vê são cada vez mais espetáculos das mais variadas igrejas. Levanta e caminha. Faz lembrar do filme "Fé demais, não cheira bem".
Temos que ter jovens pensadores e não adestrados.
Mas o pior de tudo isso, é que todos os templos ou cultos de qualquer natureza são imunes aos tributos que todos pagamos. Sabe o carro do pastor, pois é se estiver em nome da igreja não paga IPVA, sabe os imóveis da igreja, pois é, nada de IPTU, sabe toda a renda que o fiel entrega para a igreja, pois é, nenhum centavo disso vai para a Educação, saúde ou seja lá qual for a melhoria para a sociedade. Antes de se falar qualquer coisa sobre assitencia social, que fique claro que para a assistência, existe imunidade específica. E dizer que hoje se faz necessária tal imunidade é um absurdo, na primeira tentativa de perseguição através de alguma cobrança desigual, imediatamente isso cairia na rede e seria desfeita.
Vejam, não sou contra o que cada um faz com o seu dinheiro, se bota no envelope ou não, se doa para a reforma da paróquia ou do templo, sou contra tais entidades, formadas por homens, não dar sua contribuição financeira para a sociedade.
Interessante reportagem na bandeirantes que mostrou a igreja do rock, rockeiro pastor de visão, ao invés de abrir um bar e pagar tributos, criou um templo com imunidade total. palmas para ele.
abraço, continuar lendo

Diogo, seu caso é mais um de falta de conhecimento. Primeiro a isenção das igrejas está num rol que inclui partidos políticos, entidades sindicais, instituição de educação e de assistência social, livros, jornais periódicos e tal. Tal é assim porque a igreja não é atividade em que há a geração de renda, ou seja, não existe um FATO GERADOR do Imposto. Lembrando que o imposto que fala a CF é sobre a ATIVIDADE das igrejas, é bem verdade que em alguns Estados e Municípios não há para as igrejas incidência de IPTU e IPVA, mas isso não se constituiu regra, depende de cada Município ou Estado.

Outro ponto que não é considerado por você é o fato do serviço assistencial das igrejas ao custo ZERO do Estado. O trabalho de auxílio ao drogado, alcoólatra e viciados, além dos serviços prestados aos presídios e demais instituições prisionais é evidente. Somente aqui na minha cidade há umas 20 igrejas que fazem esse trabalho. Fora o fato de que, na igreja, aquele indivíduo dependente fica afastado de seu vício, trazendo para toda a sociedade um conforto tal que nenhum órgão público faz hoje em dia ok?

Agora, seu exemplo final é risível. Exceções existem em todo lugar. Seu argumento de que uma ou outra igreja é usada como lavagem de dinheiro não merece prosperar, veja bem, dizer que deve ser cobrado imposto porque alguns abrem igreja para o fim de escapar ao fisco é o mesmo que deve ser proibido a autorização para dirigir veículos porque alguns bebem e dirigem, ou seja, não tem lógica continuar lendo

Valores que possam fazer diferença à uma criança ou adolescente não está, (embora não precisa ser excluída) na religião. Condições sócio econômica são mais cruciais do ensino religioso. Prefiro que meus filho sejam ensinados a ter senso crítico que ser ensinado que se não fizer tudo como escrito à milhares de ano será punido.

Temos a vã ideia de que no passado tudo era melhor e como no passado havia a religião quase que compulsória ela responsável elo mundo "maravilhoso" que tínhamos. Esta comparação é fraca pois são situações muito diferentes. Meios de comunicação são muitos hoje em dia e excepcionalmente acessíveis. As populações eram menores e mais isoladas. Até a década de 70 metade de nossa população vivia no campo. e assim vai..

Meus filhos não seguem, como eu nenhuma religião embora não lhes tenha tido que existia ou não algum Deus, pois não tenho provas nem que sim, nem que não. Mas isto não fez deles serem abjetos, pelo contrário, são pessoas decentes, estudantes e preocupadas com a sociedade e o próximo. Não precisei de um padre, pastor, pai de santo ou outro representante religioso. Precisei sim de manter dialogo, dar exemplo, dar espaço, ter professores que eram dedicados. Isto é que faz uma pessoa crescer.

Já tinha lido a respeito e fui buscar informação sobre desenvolvimento e religião. Note que tudo que comentei não é para depreciar qualquer religião , mas para alertar que não é isto que nos fará melhor. Que tem necessidades espirituais que busca lenimento em sua crença, porque não?

Para ver que religião e ignorância pode ser um problema: tenho uma vizinha, bipolar que precisa de cuidado e acompanhamento, mas sua mãe, crente fervorosa, a deixa fora de casa, deixa a sem comer e outros maus tratos. Isto é ser cristão. Este ensinamento foge à proposta da religião, pelo que sei, mas como então, isto acontece? Será que ensinaram corretamente para ela?

Finalizando:

Suécia e Dinamarca são os países co menor índice de religiosidade, tendo somente +- 16% da população professando alguma religião e nem por isto estes países são uma bomba relógio por causa de seus adolescente e ou criança.

Dá uma olhada neste site:

http://racionalistasusp.wordpress.com/2011/06/09/religiao-desenvolvimento-social-economicoepolitico/

Fora os Estados Unidos, a maioria dos países desenvolvidos tem baixos índice de religiosidade. Um comentário a respeito disto:

Os cientistas sociais têm colocado diante inúmeras explicações possíveis para a relação entre a religiosidade de uma população e o seu nível de renda média. Uma teoria é que a religião desempenha um papel mais funcional nos países mais pobres do mundo, ajudando muitos moradores a lidar com uma luta diária para sustentar a si mesmos e suas famílias. A análise anterior Gallup apoia esta ideia, revelando que a relação entre religiosidade e bem-estar emocional é mais forte entre os países pobres do que entre aqueles no mundo desenvolvido. continuar lendo

exato,..vale salientar também que o Direito teve base na religião. muitos dos principios hoje encontrados em nosso ordenamento jurídico foram assemelhados aos da biblia. continuar lendo

Luis: Liberdade de escolha é a base da Democracia.

Muito engraçado o texto da Juliana Mendes!

Tive que reproduzir:

"Ocorre que quando as pessoas são obrigadas a fazer alguma coisa, é aí que elas mais criticam essa coisa. Ninguém gosta de ser obrigado a nada."

Quanta besteira em tão pouco espaço!

A chave é esta quem tem o direito de obrigar a quem? É algo assim como os jesuítas que vieram catequizar os índios da América?

É o maior absurdo alguém achar que no Brasil, OBRIGAR, ou IMPOR algo é a solução.

Poderia rir de tanta falta de respeito pelo liberdade do cidadão, se não fosse perigoso este tipo de pensamento. continuar lendo

Luis:

Religião, crença é coisa para a família. Valores morais formam a criança a partir de sua casa e não na escola. Percebi que você exclui seitas que são positivas (sob seu ponto de vista). Daqui ha apouco alguém pode achar que religião positiva não faz sacrifício de animais etc.. É uma trilha perigosa!

Ademais nem damos atenção à educação formal, sendo esta precária, se não fosse uma aberração constitucional e um atentado ao meu direito de escolha, ainda assim seria impraticável, pois implicaria em mudanças e custos que o estado brasileiro não comporta.

Não entendi porque o conhecimento doutrinário faria uma pessoa melhor!!

Independente da religião, ter ou não todos sabemos o que é moral e socialmente aceito. Precisamos de um fiscal para nos lembra daquilo que sabemos. Ou precisamos de um interprete das escrituras nos dizendo que não pode fazer transfusão ou que deve-se manter o cabelo assim ou assado, ou que não pode fazer algo em determinado dia. OU quem sabe fazer uma oferenda fará com que façamos o que deveríamos fazer sem titubear?

Os textos aqui descambam para acreditar ou não não estão a convencer ninguém, exceto se for sobre o direito inalienável que tenho que optar por querer ou não que me falem sobre religião se eu não quiser ouvir..

E Juliano ,o que Direito teve base na religião tem a ver com alguma coisa?
Que diferença faz? continuar lendo

Estou de acordo com você Luis.
Acredito que a Bíblia, acima de tudo, é cultura e história. E que todos devem conhecê-la, seja para concordar ou para discordar, afinal, como alguém vai discordar ou criticar algo que não conhece.
Para mim, a atitude de ser contra esta prática e puro preconceito. continuar lendo

Roger Prado, segue a constituição para demonstrar como você está errado, não eu:

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
VI - instituir impostos sobre:
b) templos de qualquer culto;

Ou seja, se há a cobrança de qualquer imposto, infelizmente, este é inconstitucional.
Com relação a Assistência prestada pelas entidades religiosas, já prevendo essa justificativa, citei que tais atividades encontram previsão constitucional relativa a sua imunidade tributária, desde que não tenham fins lucrativos. E aí está o pior da imunidade "religiosa", caso não lembrem, cito como exemplo aquele caso dos anos 90 em que os protestantes enxiam estádios e saiam com sacos de dinheiro de la, esse pessoal acabou até abrindo uma televisão posteriormente. Mas tudo sem fim lucrativo, é claro.
Quanto a sua afirmação de que não há fato gerador na igreja, você está equivocado novamente, pois possuir veículo automotor constitui fato gerador, possuir imóvel urbano também é. E não entendo a sua afirmação de que as entidades religiosas não auferem renda, segue o artigo do código tributário nacional com a definição sobre o fato gerador do IR:

Art. 43. O imposto, de competência da União, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica:
I - de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos;
II - de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais não compreendidos no inciso anterior.

Só te peço que antes de sair falando bobagem, estude um pouco antes. obrigado. continuar lendo

Meu Deus! Mais um "aborto legislativo"! continuar lendo

Meu Deus! Seria melhor a leitura diária de revista pornográfica para tantos hipócritas!! Não devemos temer ouvir a palavra de Deus. continuar lendo