Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez são presos na Lava Jato

Nova fase da operação mira as duas gigantes da construção que, embora citadas por delatores do petrolão, ainda não tinham executivos entre os presos.

Publicado por Ylena Luna
há 9 anos

Presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez so presos na Lava Jato

Marcelo Odebrecht, diretor presidente da Odebrecht S/A (Julio Bittencourt/VEJA)

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a 14ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Erga Omnes (do latim, Vale para Todos), e mira agora as construtoras Norberto Odebrecht e Andrade Gutierrez. Cerca de 220 agentes cumprem doze mandados de prisão e 38 de busca e apreensão em quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul). Alvos de mandados de prisão preventiva, o diretor-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, já foram presos.

Também foram expedidos mandados de prisão preventiva contra o diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar, apontado por delatores do petrolão como operador de propina na empreiteira, o diretor Rogério Araújo, da Odebrecht Plantas Industriais e Participações, e o executivo Márcio Faria, citado por delatores como o contato da construtora no Clube do Bilhão. Entre 2008 e 2012, Alencar encontrou-se diversas vezes com Rafael Angulo Lopez, auxiliar do doleiro Alberto Youssef que, além de distribuir a propina do petrolão para políticos, também fazia depósitos em contas no exterior para beneficiários do esquema criminoso. O executivo chegou a viajar com o ex-presidente Lula para o exterior em uma "missão oficial" do petista para Guiné Equatorial. Já Araújo foi apontado pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, como a pessoa que sugeriu a ele que abrisse uma conta no exterior para receber propina da empresa. Em nota, a construtora classificou os mandados como "desnecessários", uma vez que afirma que os executivos já colaboravam com as investigações.

Há mandados de prisão também contra Paulo Dalmazzo, ex-presidente da área de Engenharia da Andrade Gutierrez e citado por Paulo Roberto Costa como responsável pelo pagamento de propina na empresa. A empresa afirma, em nota, que não tem qualquer relação com os fatos investigados na Lava Jato.

Embora citadas por delatores do petrolão as duas gigantes da construção hoje na mira da PF passavam ilesas até aqui: ao contrário das concorrentes OAS, Camargo Corrêa e UTC, por exemplo, ainda não tinha executivos presos na Lava Jato. Dentre as construtoras que integravam o chamado Clube do Bilhão, Odebrecht e Andrade Gutierrez são algumas das mais próximas de poderosos em Brasília. A primeira chegou até a bancar viagens do ex-presidente Lula ao exterior. A Procuradoria da República no DF investiga se o petista cometeu tráfico de influência ao articular contratos em benefício da empreiteira.

Na nova fase da Lava Jato são cumpridos 59 mandados judiciais - além dos 38 de busca e apreensão, nove de condução coercitiva, oito de prisão preventiva e quatro de prisão temporária. No cerco contra agentes que atuaram nas fraudes a contratos com a Petrobras, os mandados estão sendo cumpridos em São Paulo, Jundiaí, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Os presos serão levados para a superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Confira, na íntegra, a nota da Odebrecht sobre a operação:

A Construtora Norberto Odebrecht (CNO) confirma a operação da Polícia Federal em seus escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Da mesma forma, alguns mandados de prisão e condução coercitiva foram emitidos.

Como é de conhecimento público, a CNO entende que estes mandados são desnecessários, uma vez que a empresa e seus executivos, desde o início da operação Lava Jato, sempre estiveram à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

Confira a íntegra da nota da Andrade Gutierrez:

A Andrade Gutierrez informa que está acompanhando o andamento da 14ª fase da Operação Lava Jato e prestando todo o apoio necessário aos seus executivos nesse momento. A empresa informa ainda que está colaborando com as investigações no intuito de que todos os assuntos em pauta sejam esclarecidos o mais rapidamente possível. A Andrade Gutierrez reitera, como vem fazendo desde o início das investigações, que não tem ou teve qualquer relação com os fatos investigados pela Operação Lava Jato, e espera poder esclarecer todas os questionamentos da Justiça o quanto antes.


Fonte: Veja

  • Publicações115
  • Seguidores1763
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1289
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidentes-da-odebrecht-e-andrade-gutierrez-sao-presos-na-lava-jato/200160829

32 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parabéns à Polícia Federal! Isso me faz acreditar que nossos filhos viverão em um Brasil melhor, mais justo e mais próximo o que prescreve a Constituição Federal: todos são iguais perante a lei!!! continuar lendo

Com a devida vênia, os méritos devem ser partilhados com o MPF. continuar lendo

Só espero que os dois novos Ministros do STF, não mudem para melhor...............melhor para os presos.

Tenho plena convicção, que todos serão tão punidos quanto "zé dirceu e sua banda). enfim esperemos. continuar lendo

Só acreditarei na justiça brasileira quando ao final do processo, MUITOS estiveram na cadeia de verdade, não como no caso do mensalão.
E quando os que forem condenados, devolvam tudo o que roubaram.Se isso acontecer, ai sim poderemos festejar, por enquanto...ainda não !! continuar lendo

A sujeira mesmo ainda não apareceu.
Quero ver a hora que começar a aparecer os que "estão do lado" do Estado.
Pq não pode responsabilizar só a o lado privado. continuar lendo

O que me deixa esperançoso Pedro, é que agora até os grandes empresários e políticos estão sendo presos. Uns anos atrás, seria impossível esperar uma coisa dessas. Que as denúncias sejam apuradas e os responsáveis, devidamente punidos. continuar lendo

Calma.. Esses provavelmente têm foro por prerrogativa de função. Em breve, surgirá a denúncia do PGR com relação aos "peixes maiores", que são os "integrantes" do Estado... continuar lendo

Com certeza, Danilo, já demos um grande avanço.
Afinal, cadeia, até então, era só para pobre.
Essas prisões mostram que tb é possível prender quem tem dinheiro.
Mas acho que ainda não é o suficiente, tem que aparecer quem verdadeiramente importa. continuar lendo

É, Petistas de carteirinha, vocês são os culpados disso tudo, olha só a vergonha que vocês estão nos fazendo passar. Vocês Petistas de carteirinha, destruíram o País. Mas o xeque-mate esta chegando. Corram, que as passagens para Cuba estão se esgotando. O interessante é que ninguém é Petista agora ! continuar lendo

Eles também poderão optar pela Venezuela agora...kkk continuar lendo

Também para os simpatizantes do PSDB, nos casos da privatização das Teles e da CVRD, da quebra do BNDES, reeleição e tudo mais. Nestes casos para onde vão os simpatizantes que quebraram o Brasil e estão sedentos para voltar? continuar lendo

De nada adianta pois o Itamaraty, BURLOU a lei de transparência e reclassificou mais de 700 documentos que falam entre Luladrão e a Odebrecht.

Ou seja, a sujeira vai continuar embaixo do tapete por muitos anos... continuar lendo

Será mesmo, William? Quero crer que nāo... continuar lendo